Serviço:
Domain Name System (DNS)
Descrição do serviço:
Os servidores DNS (sistema de nomes de domínios) são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.
Nem todas as consultas são processadas na hora, e neste caso o Cache DNS entra em ação, armazenando as últimas consultas por determinado período de tempo para não ser necessário realizar uma nova consulta para um endereço previamente acessado.
Por padrão, o DNS usa a porta 53 UDP para servir as solicitações e as requisições.
Vulnerabilidade:
Possibilidade de ataques de envenenamento de cache (cache poisoning). Pode ser utilizado para ataques de negação de serviço, distribuído e com reflexão e amplificação.
Descrição do ataque:
- O uso de servidores não confiáveis ou inseguros pode levar os clientes a acessar sites falsificados ou inválidos.
- Possibilidade de ataques de envenenamento de cache (cache poisoning), que levam o servidor recursivo a armazenar informações forjadas. Tais informações podem ser usadas para comprometer a segurança de clientes que façam consultas a esse servidor.
- Possibilidade de ser abusado por atacantes e utilizado para ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS), que podem implicar nas seguintes conseqüências:
- o grande número de consultas DNS forjadas recebidas e, principalmente, a quantidade de respostas grandes enviadas para a vítima, podem consumir uma quantidade considerável de banda da rede com um servidor DNS recursivo aberto;
- a rede, com o DNS aberto sendo abusado, pode ser co-responsabilizada em caso de ataque de negação de serviço contra terceiros.
https://sgis.rnp.br/wiki/06hardening/Bind/MitigacaoAtaqueDns/
http://www.cert.br/docs/whitepapers/dns-recursivo-aberto
https://bcp.nic.br/i+seg/acoes/amplificacao/#servidor-dns
Verificação:
Testar o servidor DNS a partir dos seguintes sites:
https://vtest.cais.rnp.br/cgi-bin/check_vul.pl
http://security.zensupport.co.uk
http://www.openresolverproject.org/
Solução:
Desinstalar/desabilitar se não for necessário.
Restringir acesso a servidores DNS recursivos.
Limitar acesso de sua rede local a servidores autoritativos via firewall, permitindo somente servidores locais ou globais confiáveis.
https://bcp.nic.br/dns-recursivo
https://blog.remontti.com.br/3086
http://wiki.nti.furg.br/wiki/seguranca/desativar_dns_e_mdns
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Nomes_de_Dom%C3%ADnio