Oque é segurança da informação?

 

É o uso de Medidas técnicas, políticas e de conscientização para garantir a Confidencialidade, Integridades, Disponibilidade, Autenticidade e Conformidade durante todo o ciclo de vida da informação, independente do meio em que ela se encontra.

 

  • Propriedades da Segurança da Informação

  • Autenticidade: propriedade pela qual se assegura que a informação foi produzida, expedida, modificada ou destruída por uma determinada pessoa física, equipamento, sistema, órgão ou entidade com as devidas autorizações; 
  • Confidencialidade: propriedade pela qual se assegura que a informação não esteja disponível ou não seja revelada a pessoa, a sistema, a órgão ou a entidade não autorizada nem credenciada;
  • Disponibilidade: é a garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes, sempre que necessário;
  • Integridade: propriedade pela qual se assegura que a informação não foi modificada ou destruída de maneira não autorizada ou acidental. Uma vez garantida a autenticidade e a integridade, a irretratabilidade (não repúdio) garante que o autor não possa negar a autoria da informação;
  • Conformidade: é a garantia do cumprimento das legislações, normas e procedimentos relacionados à segurança da informação, privacidade e proteção a dados pessoais.

 

Estado da Informação (Ciclo da Informação)

  • Coleta: obtenção, recepção ou produção de dados pessoais independente do meio utilizado (documento em papel, documento eletrônico, sistema de informação, ...).
    Retenção: arquivamento ou armazenamento de dados pessoais independente do meio utilizado (documento em papel ou eletrônico, banco de dados, arquivo de aço, ....).
    Processamento: qualquer operação que envolva classificação, utilização, reprodução, processamento, avaliação ou controle da informação, extração e modificação de dados pessoais.
    Compartilhamento: qualquer operação que envolva transmissão, distribuição, comunicação, transferência, difusão e compartilhamento de dados pessoais.
    Eliminação: qualquer operação que visa apagar ou eliminar dados pessoais. Esta fase também contempla descarte dos ativos organizacionais nos casos necessários ao negócio da instituição.

 

Medidas de Segurança

 

Backup Valioso: Faça Cópias de Segurança Regularmente

Explicação: Realizar backups regularmente é uma precaução crucial para proteger suas informações contra perdas irreparáveis. Seja por falha de hardware, ataques de ransomware ou acidentes, dados podem ser perdidos em questão de segundos. Faça cópias de segurança de seus arquivos importantes em dispositivos externos ou serviços de armazenamento em nuvem confiáveis. Certifique-se de que os backups são atualizados frequentemente para refletir as alterações mais recentes em seus dados. Isso garantirá que você possa recuperar suas informações valiosas em caso de emergência.