PROITI institui Instrução Normativa para fortalecer segurança dos dados na FURG

Trabalho colaborativo do CGTI e CGSI resulta na implantação de diretrizes para backups e recuperação de dados

Em uma iniciativa conjunta entre o Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) e o Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI), foi oficializada pela Pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação (PROITI) a Instrução Normativa PROITI/FURG N° 1. O documento, instituído em 10 de julho de 2023, estabelece importantes procedimentos para a execução de backups, testes e recuperações dos dados armazenados pela universidade.

Denominada Instrução Normativa de Backup, a iniciativa tem como objetivo central fornecer diretrizes que atendam à demanda de implementar os controles previstos na Política de Segurança da Informação (PSI) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Por meio deste novo marco regulatório, busca-se estabelecer diretrizes, responsabilidades e competências, além de estabelecer mecanismos que garantam a segurança dos dados digitais mantidos sob a custódia do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação.

O presente documento é uma resposta assertiva para a preocupação crescente em proteger e resguardar as informações estratégicas da instituição. A Instrução Normativa de Backup prevê uma série de ações essenciais para assegurar a integridade e a disponibilidade dos dados armazenados nos sistemas computacionais, o uso seguro da rede, o correto acondicionamento, transporte e descarte das mídias de armazenamento, bem como a definição clara dos responsáveis pela administração do serviço de Backup.

 

Com a Instrução Normativa de Backup em vigor, a FURG dá um passo importante na proteção de sua infraestrutura tecnológica e na garantia da confidencialidade e integridade das informações de alunos, docentes e colaboradores.